SEPAQ

sexta-feira, 18 de junho de 2010

PROJETO PILOTO CABRA AMIGA

    
     O Projeto Piloto Cabra Amiga moldado a partir da ideia implantada em SOBRAL no Estado do Ceará, pelo Pe. João Batista Frota – Pároco da Cidade – no ano de 1993, que detectou a necessidade de suplementar a alimentação de uma parcela da população daquela região, com uso de alimentos ricos em proteína e de fácil acessibilidade, mesmo porque a carência hora diagnosticada não era apenas a nutricional, imbuía-se também a financeira.
     Em parceria com a EMBRAPA, que apóia no Ceará projetos voltados a ovinocaprinocultura, conseguiu uma Cabra (matriz) e um Bode (reprodutor) de genética pura e adequada para iniciar a ação. Em longo prazo foram então multiplicando os animais e o número de famílias assistidas.
     O projeto piloto CABRA AMIGA nasceu do mesmo pressuposto. No entanto, a iniciativa no município de Uruaçu-GO, se deu a pelo SRU (Sindicato Rural de Uruaçu) em parceria com a SEPAQ (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura) e uso de recurso particular – por parte do idealizador – que abastecerão juntos a 12 famílias (cada qual com uma matriz – leiteira) em um mesmo bairro (Santa Helena) e com características similares:
- O cadastro da família a ser contemplada é sempre preenchido em nome da matriarca;
- Preferencialmente dona de casa, com um ou mais filhos em fase de lactação;
- Baixa renda (somatório da família: de até 01 salário mínimo);
- Que não dispõe de segurança alimentar;
- Que não é beneficiado por programas do governo estadual ou federal;
- Comprometidas em zelar pelo animal;
- Que dispõe de um espaço físico mínimo de acordo com o projeto.
   O Projeto: CABRA AMIGA iniciou-se efetivamente no dia vinte e cinco de agosto de dois mil e nove (25/08/2009) com a entrega das cabras às famílias selecionadas para participarem do mesmo.
     Os cursos de capacitação para as famílias sobre os cuidados são ministrados através da coordenação técnica do projeto, encabeçada pelo MÉDICO VETERINÁRIO: LUÍS HUMBERTO RIBEIRO.
     As capacitações adicionais são marcadas através do Sindicato Rural de Uruaçu (SRU), por intermédio do SENAR – grande parceiro e auxiliador.

RESULTADOS ESPERADOS

     Diminuir a carência protéica dentro do Setor selecionado não apenas com o leite ou derivados da Cabra, e ao mesmo tempo desenvolver uma atividade ocupacional para as mulheres no Setor relacionado. Pavimentar o início de um Projeto ambicioso denominado PROTEÍNA NA CIDADE, o qual está relacionado a diversas criações de pequenos animais em fundo de quintais.
MÉTODO

     A cabra é repassada a cada família com um contrato de comodato, discriminando as condições, cuidados e prazo para uso do animal (02 anos). Ao final do prazo estipulado, a família terá que ter doado mais (02) duas Cabras – para que outras famílias também possam ser ajudadas – aumentando assim o número de famílias assistidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário